6 de fevereiro de 2012

Dissecando Expressões, 2

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Avançadas Flavio Braga pesquisando sobre mais um mistério da nossa língua. Imagem meramente lustrativa.

“Songamonga”: Gíria (muito antiga, por sinal) que adjetiva uma pessoa lenta, boba, palerma. Seu primeiro registro data da década de 1960, graças ao futebol. Já antevendo o que hoje é uma tendência, que é a contratação de jogadores estrangeiros, o Flamengo contrata, a peso de ouro, o jogador camaronês Song Among, que teve seu talento confirmado por uma fita VHS. Mas engana-se que o Flamengo o contratou ao ver no vídeo jogadas de efeito do jogador. O clube, na verdade, ficou espantado com o fato de que alguém, em plena década de 1960, conseguir gravar uma fita VHS, já que o custo para a produção de um VHS era muito elevado – tão caro quanto ter um aparelho de vídeo cassete, que o Flamengo, a exemplo de praticamente todos os brasileiros, não possuía tal luxo, então a fita na verdade não foi vista neste primeiro momento -. Recebido na Gávea com status de estrela do futebol internacional (torcedores mais apressados já entoavam uma marchinha que dizia que “Song Among era melhor que Pelé”), o talento futebolístico de Song Among nunca veio à tona, tanto que em menos de três meses Song Among seria dispensado pelo clube rubro-negro. Anos depois, descobriram que o verdadeiro talento do camaronês era uma “terceira perna”, e que a fita chegou acidentalmente na Gávea, quando ela era endereçada, na verdade, a uma produtora de pornochanchadas, gênero que já fazia grande sucesso nos cinemas nacionais. Graças a esse episódio pitoresco, o nome de Song Among virou sinônimo de palerma. Mais do que isso, o episódio serve também como registro pioneiro de práticas “songamongas” de nossos clubes de futebol, como contratar jogadores de talento suspeito por vídeo, além de contratar pernas-de-pau a peso de ouro.

Um comentário:

Suuu disse...

HAHAHAHAHAHAHA!

Tu é foda!

Creative Commons License
Um Blog de Nada by Flavio Braga Mota is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Based on a work at umblogdenada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://umblogdenada.blogspot.com.