15 de outubro de 2015

Feliz Dia dos Professores (Até Porque Amanhã a Luta Continua)




Uma pequena parte de alguns dos meus amigos mais inspiradores. Teria que ter pelo menos mais dez fotos para colocar todo mundo!

Diferente das outras milhões de vezes, comecei um texto do final, do último parágrafo para ser mais exato. E já vou adiantando (até para que você não perca seu tempo lendo), o último parágrafo não foge muito das obviedades faladas pelos professores, por isso que foi fácil começar do final. Talvez até mesmo o texto todo em si não fuja de obviedades sobre o que é ser professor, sobre nossas dificuldades, sobre os prazeres que a profissão nos proporciona, mas ano após ano algo lá no âmago do meu ser me fala que eu tenho que reforçar essa série de coisas, justamente para que as pessoas acompanhem com mais carinho a situação da categoria e também de nossos alunos e também serve como um renovar de ânimo para mim em continuar no magistério, pois, confesso, tem horas que quase desisto.
Mas não desisto. E não sei exatamente o motivo de não ter desistido.
Talvez porque, apesar de tudo, sinto que é uma das coisas que faço de melhor, mesmo que eu não seja o melhor no que eu faço, pois vejo que preciso me aperfeiçoar em muitas coisas. Mas para melhor aperfeiçoamento de alguma dessas coisas, preciso ter o mínimo de tempo para me dedicar, e "tempo" para um professor atualmente é algo tão complicado ter  "aumentos salariais acima da inflação".
Talvez porque vejo em cada aluno meu um pouco de mim, pois muitos enfrentam ou enfrentarão obstáculos muito parecidos com os que enfrentei. Alguns já enfrentam obstáculos muito grandes até para pessoas da minha idade, então me sobra apenas o papel de tentar ajudar a superá-los pelo caminho da educação, que pode ser pouco, mas é o que ajuda e dá esperança a muitos em situação de fragilidade familiar e social, por exemplo.
Talvez porque sinto que faço parte de uma geração que deu início a algumas mudanças significativas na nossa sociedade e me sinto na missão de passar essa missão adiante. Mas que não me vejam como doutrinador ou algo parecido, porque acredito que não o sou e odiaria sê-lo, mas como um conselheiro, pois essa molecada tem direito de saber que ela pode ir mais longe, mas que são eles os donos do destino deles.
Talvez porque toda vez que me sinto em dúvida, ou mesmo desestimulado a ponto de jogar tudo para o alto, eu lembro do sorriso dos meus alunos a cada acerto, a cada elogio recebido, a cada demonstração minha e de outros colegas de profissão de que não somos melhores do que eles e que o processo de aprendizagem é bilateral.
Talvez porque tenho sorte de, não raro, olhar para o lado e ver amigos que desenvolvem trabalhos tão inspiradores que eu sinto que preciso estar perto do nível deles, pois eles merecem ter ao lado pessoas que comprem seu barulho em fazer uma educação pública E de qualidade.
Ou talvez porque sou orgulhoso e teimoso mesmo. Se sou com outras coisas, porque seria diferente justamente com meu ofício?
Espero que eu viva para ver menos "tapinhas nas costas" pelo Dia dos Professores (e SÓ no Dia dos Professores) e veja mais valorização da profissão, não só financeiramente, mas também na infraestrutura de nossas escolas, no fim de políticas educacionais que prezam muito mais a quantidade do que a qualidade dos índices da educação, no respeito de toda a sociedade por esse profissional que é tão fundamental  a ela. E que os professores também se deem valor, sem se vitimizar a ponto de dizer que a culpa da situação da educação atualmente não ser nossa culpa e, ao mesmo tempo, não ter vergonha de descer do pedestal e aprender com seus alunos. O dia em que isso tudo pode se concretizar, serei franco com vocês, parece bem distante. Mas a esperança que tenho por dias melhores me diz que eles chegarão. Então, que nós, professores, tenhamos um merecido dia de descanso e amanhã estejamos preparados para dar continuidade a essa luta. Feliz Dia dos Professores!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Um Blog de Nada by Flavio Braga Mota is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Based on a work at umblogdenada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://umblogdenada.blogspot.com.