28 de maio de 2012

Sra. Classe "C"


 A maioria da galera dessa foto já tá no cheque especial, hein...

Já falei anteriormente sobre essa festa toda que os economistas fazem porque a tal da “classe C” aumentou nos últimos anos, mas sempre esqueço de alguma coisa. E não poderia ser diferente eu esquecer alguma coisa, ainda mais num texto. Pois bem, já não basta esse abrir de champagne por parte dos economistas por ter mais gente consumindo, ainda temos a tal da cereja do bolo, que é justamente vender a imagem de que a “classe C” está com tudo. Agora somos personagens principais nas novelas, os ritmos musicais que eram restritos aos “suburbanos” (ou aos “favelados”, aos “paraíbas”, e assim por diante) agora tocam alto e grave nos altos-falantes da molecada criada a leite com pêra e ovomaltino, as roupas, outrora bregas, custam os olhos da cara e assim por diante. Como é fácil ver o “modus operandi” do capitalismo nessas coisas, de inverter algumas coisas para que tudo, no final, funcione normalmente.
É a tática de ditadores espertos: (fingir) ceder alguma coisa para não perder seu poder. Ora, se agora o povão aparece na televisão, se agora ser povão ta na moda, a ditadura do dinheiro pode muito bem continuar explorando esse povão que nada vai acontecer. E é realmente isso que vem acontecendo. Mal sabemos que não estamos dominando o mundo, como estávamos imaginando, estamos dizendo “sim, senhor” tanto quanto antes, como sempre foi, afinal.
Bobos somos nós. Enquanto não nos tirarem o direito de fazer churrasquinho do fim de semana, nada faremos.
Ah, eles só esqueceram de um pequeno detalhe: de que não temos dinheiro para pagar essa conta toda. Agora eles reclamam que metade das pessoas está devendo na praça. Bem feito.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Um Blog de Nada by Flavio Braga Mota is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Based on a work at umblogdenada.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://umblogdenada.blogspot.com.